Como escolher a sapatilha ideal para você: o guia COMPLETO

Sapatilhas são sinônimo de conforto. Isso é inegável, mas assim como qualquer peça no guarda-roupa da mulher, ela pode valorizar (ou não) nossos atributos corporais (hehe). Dessa maneira, conhecer algumas dicas de qual o tipo ideal de sapatilha, ajudará na hora de montar o look, seja para trabalhar, sair em um final de semana, ou mesmo arrasar em uma festinha.

Falaremos sobre:

  • Os tipos de sapatilhas 
  • Como saber qual a sapatilha ideal de acordo com seu corpo
  • 5 Dicas e inspirações de looks com sapatilhas + bônus

 

Os tipos de sapatilhas 

O mundo da moda não para (e eu adoroooo isso), pois vão criando peças que podemos combinar de formas diferentes, valorizando nosso corpo (e nossa paixão por moda). Existe, no mercado hoje, opção que varia de acordo com a estampa, formato geral ou do bico:

sapatos

  1. sapatilha de bico fino: a pontinha do calçado é mais estreita. Algumas são mais finas que as outras. Esse tipo de sapatilha deixa o look mais formal.
  2. sapatilha de bico arredondado: a pontinha do calçado é abaulada, dando um ar mais romântico.
  3. sapatilha de lateral alta: independente do bico, algumas sapatilhas tem sua parte lateral mais alta, o que dá maior segurança para o calçado não sair do pé.
  4. sapatilha com cava na lateral: independente do bico, algumas sapatilhas são cavadas na lateral, dando um charme a mais em seu designer.
  5. sapatilha de cores neutras: tons claros, como creme, areia, ou até mesmo uns mais escuros como marrom, desde que monocromáticos, são considerados neutros. Essas cores são clássicas e difíceis de errar na composição.
  6. sapatilha de cores fortes: tons avermelhados, azulados são cores fortes, que dão personalidade ao look.
  7. sapatilhas com bico de outra cor: normalmente são sapatilhas monocromáticas que possuem seu bico dourado ou prateado. Por vezes, tem-se outras com tons mais coloridos.
  8. sapatilhas de estampa grande: desenhos dos mais variados, étnicos, floral, animal print e outros são as possibilidades de estampas para nossos pezinhos.

Ela ainda pode variar pelo material: couro, plástico, tecido etc. Essa parte da escolha depende muito de onde você usará a sapatilha e o que mais te deixa confortável:

pt positivo

Couro: feito de pele resistente de animal, ela possui uma maleabilidade muito interessante para quem quer conforto.

Couro sintético: feito basicamente de policloreto de vinil, mais conhecido como PVC, tem um baixo custo de produção e é reciclável.

Plástico: ótimas para dias de chuva, as sapatilhas plásticas são resistentes a muitas situações, além de serem fáceis de limpar.

Tecido: possibilitando diversas texturas e estampas, o tecido que reverte a sapatilha dá uma personalidade a cada calçado.

pt fraco

Couro: seu valor, normalmente, é mais salgadinho e é preciso considerar o processo que é feito o calçado.

Couro sintético: sua durabilidade é menor do que o couro.

Plástico: por vezes, pode colaborar para um chulezinho de quem usa calçado que não deixa o pé “respirar”.

Tecido: em dias de chuva, melhor deixar essa belezinha no closet, pois lavá-la depois pode não ser uma tarefa fácil.

Como saber qual a sapatilha ideal de acordo com seu corpo?

Agora sim, depois de saber quais são os tipos de sapatilhas e seus materiais possíveis (claro que a todo momento inventam formas de fazer essas belezinhas), chegou a hora de saber qual a ideal para você.

PERNAS GROSSAS E PÉS GORDINHOS

O ideal é usar sapatilhas de bico fino, que alongam suas pernas e com a lateral mais alta (dando a sensação de diminuir a altura de seus pés).

sap

PERNAS E PÉS FINOS

J001-vves002-65-s-038á se sua perna é mais fininha e seus pés acompanham esse formato, o indicado é “engrossar” essa região com o mesmo truque que usamos para blusas em magrinhas: estampas grandes, no caso da sapatilha, bico arredondado (no caso da blusa para quem é magra, gola arredondada).

 

 

PÉS GRANDES

Se seu pé tem um tamanho maior que o convencional (aqui no Brasil até uns 37, 38), não te preocupa e se joga no conforto de uma sapatilha, observando as seguintes dicas: bico arredondado dá a impressão de seus pés serem menores, optar por cores neutras (pode ser cores mais escuras, como preto, marrom, azul marinho, desde que monocromáticos) faz com que não se destaque esse acessório e, por fim, o pulo do gatoooo é usar sapatilhas em que o bico tem outra cor, trazendo a ilusão de seus pés serem menores. Dá muito certo!

8

PÉS PEQUENOS

Se seu pezinho é igual ao da Cinderela, se joga nas cores fortes e sapatilhas cavadas nas laterais. Essas duas características enfatizarão seus pés, trazendo personalidade ao look, valorizando sua estrutura corporal.

sapatilha-moleca-boneca-colorida-diferente-fashion-382201-mlb20287591034_042015-f

5 Dicas e inspirações de looks com sapatilhas

E um guia nunca está completo quando não traz inspirações na prática, não é mesmo? Depois de ter uma noção do que ficaria melhor para você, vamos a 5 dicas para você divar com o conforto da sapatilha.

  1. Sapatilhas e vestidos/saias curtos ou médios fazem o casamento perfeito

compor-look-com-sapatilhas123

Se quer dar um ar romântico ao seu look, as sapatilhas ganham destaque, especialmente as de bico arredondado! Com roupas estampadas, indica-se calçados mais lisos, mesmo que de cores fortes como no look 1.

2. Calça Skinny e legging combinadas com sapatilha = look casual perfeito

post-destake-42

Por serem tipos de calça que desenham o corpo, a sapatilha se torna ideal para trazer conforto. Se você for baixinha, pode optar por um calçado da mesma cor da calça alongando sua silhueta (como no look 2 – observe como ela parece mais alta)!

3. Sapatilha em evento social

carla

Pode usar sapatilha em casamento, formatura? Seja por questão de saúde, conforto ou moda, às vezes, em algum evento social pensamos em usar uma sapatilha, mas daí bate  aquela dúvida se não ficaríamos informais demais. Bem, nestas ocasiões, sugere-se cores neutras monocromáticas para que o vestido ou os outros acessórios se destaquem! Pode-se optar por modelos mais formais: bico fino, verniz, metalizada, trazendo mais personalidade à composição.

4. Macaquinhos e shorts combinam super com sapatilhas 

sapatilha-macacao-macaquinho

Fique atenta apenas no material de seu calçado. Se estiver de short jeans, por exemplo, pode se jogar em sapatilhas mais informais, como as de plástico.

5. Como combinar sapatilha estampada?

floral-21

Essa dica cinco tem um mega bônus de mais outras 6 dicas. hehe

  1. Se quer o caminho mais fácil, combine um look neutro com a sapatilha estampada/colorida. Não tem erro!
  2. Caso queira ousar um tiquinho, opte, no fundo da estampa, por uma cor predominante ou mesmo de um detalhe de seu look.
  3. Sapatilha floral combina com tecidos leves, cores claras, detalhes delicados, vestido ou saia.
  4. Sapatilha étnica combina com tons terrosos, acessórios artesanais e tecidos naturais.
  5. Sapatilhas com textura tipo escama de peixe pedem peças mais formais, como camisas, blazers, peças em alfaiataria ou em tecidos mais delicados, como o chiffon ou cetim.
  6. Brinque e seja criativa. Apesar de todas as dicas, não se pode esquecer que o importante é se divertir com a moda e se sentir bem. Usar calçados confortáveis que favoreçam nossos pontos positivos é exatamente o que essas dicas nos proporcionam.

Marcas que mais uso

Nenhuma das marcas citadas patrocinaram este post, ok? Aqui é papo amiga merrrrmooo, como vocês já sabem! 🙂

Meu pé é superr chatinho para ficar confortável, assim, já experimentei 1001 marcas, tipos de sapatos até achar alguns que se encaixam como nuvem em meus pés:

BOTTERO (amo amo amo – é tudo o que tenho a dizer)

MOLECA (adoro os modelos e o conforto)

AREZZO (nem todos os modelos dão super certo, mas gosto do estilo)

 

Assim, depois de conhecer os tipos de sapatilhas, descobrir qual o modelo ideal para você e partilhar de algumas importantes dicas na composição dos looks, te desafio a trazer para a prática tudo o que conversamos aqui.

DESAFIO

♥♥ Tira uma foto de seu look, posta no instagram e me marca @manuelapeixinho para eu curtir sua composição! ♥♥

Dê uma olhada em seus sapatos e veja se você já vinha levando intuitivamente nossas dicas em consideração. Aproveita e compartilha este post com suas amigas que amam o conforto, mas não abrem mão da beleza.

Não perca mais nenhuma dica!

SIGA o BLOG e receba GRÁTIS os posts por e-mail!
 Clique e INSCREVA-SE em nossas REDES SOCIAIS! 

icone_youtube 634821_4a80e538a6b444d9855fc9323fef3214

 

 

9 pensamentos sobre “Como escolher a sapatilha ideal para você: o guia COMPLETO

Conte-me o que achou do post ❤

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s